Joice Castro
Criadora de Conteúdo
Hello darling! Amo escrever conteúdo de marketing de mídia social. Espero que minhas dicas sejam agradáveis para você.
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Tendências do marketing digital em 2022
Estamos em um nicho de frequente desenvolvimento, jovem Padawan, e isso significa que as estratégias de marketing digital que adotamos precisam, SEMPRE, ser analisadas e readaptadas de acordo com a mudança de comportamento do mercado e, obviamente, da comunidade.
Nós conseguimos ver isso de forma MUITO fácil quando pensamos no início da pandemia, lives gigantescas, diárias e que, com o passar do tempo, foram, gradativamente, diminuindo.
Hoje, falar em lives para YouTube por ex, não é tão usual (apesar das mesmas ainda serem uma estratégia bem bacana para a sua marca, viu?!).
Isso significa que, desde estratégias complementares de marketing de conteúdo, até a forma de se pensar SEO – tudo no marketing sempre se adapta à realidade atual.
Por isso, separamos algumas tendências que podem ser úteis para as suas estratégias.
EVENTOS DIGITAIS
Com o avanço da vacinação (ô, glória!), encontros presenciais vêm se tornando cada vez mais presentes.
Com esse andar da carruagem, a verdade é que os eventos digitais devem se manter por uma questão de agilidade e facilidade territorial, mas, tendem a ter uma audiência menor.
Uma boa estratégia para os seus eventos é, sempre que possível, focar em eventos presenciais (uma vez que as pessoas ficaram com muita saudade desse contato humano), mas, ter em mãos tecnologias que tornem possível que o mesmo evento seja repassado de forma virtual (possibilitando que as barreiras territoriais não sejam um problema).
SEO
No ano passado, o Google teve um tanto de updates – e nossos parceiros que trabalham com SEO sofreram muito com isso.
Mas, um desses updates é muito importante de ser mencionado aqui: a inclusão do uso de inteligência artificial na web para oferecer melhores resultados para os usuários com o lançamento do MUM – um complemento para o BERT, que chegou em 2018.
Esse foi um grande diferencial para o SEO, porque colocou fim à repetição de UM termo chave.
Mas, por que c*ralhas isso entra nesse artigo como uma “tendência”? Elementar, meu jovem Padawan – suas estratégias de SEO, agora, precisam ter isso como foco também.
Inclusive, não é improvável que as novidades venham acompanhadas de mais alguma alteração referente às expectativas que o mecanismo de busca tem em relação à experiência dos usuários.
MARKETING DE CONTEÚDO
Agoooooooora sim, a 20Falar tem MUITO o que dizer (mas, prometemos que falaremos mais sobre lá no Instagram e não apenas por aqui, ok?!).
Vamos fazer o gancho com a questão do SEO?
Então, tenha em mente o que falamos sobre os mecanismos de busca estarem mais inteligentes que olhando MUITO MAIS para o conteúdo de qualidade.
Qual o resultado disso?
Esse é o nosso momento de brilhar!
Agora, para se tornar um verdadeiro Jedi, é preciso absorver o fato de que produzir conteúdo vai muito além de escrever ou roteirizar bem. Precisamos pensar, cada vez mais, na experiência do usuário em CONSUMIR esse conteúdo que produzimos.
Aspectos como duração, legibilidade e elementos visuais utilizados merecem um cuidado extra.
Claro, isso tudo demora tempo e aprimoramento, mas, a tendência do movimento slow content é uma grande aliada dessas necessidades.
E que momento melhor para abraçar essa nova forma de produzir conteúdo que não em 2022?
Até a próxima!