Joice Castro - 20falardesocialmedia
Joice Castro

Criadora de Conteúdo

Hello darling! Amo escrever conteúdo de marketing de mídia social. Espero que minhas dicas sejam agradáveis para você.

Gerenciamento de Redes Sociais

Vamos começar nossa conversa de hoje tirando um pouco da ideia que muitos empresários ainda têm de que “gerenciar uma rede social” é uma ação para amadores?

A gente sabe: tem muito sobrinho espalhado pelo mundo que “faz bem mais barato”.

Gerenciamento de Redes Sociais

Mas, a menos que esses sobrinhos sejam realmente profissionais da área, eles passam longe de fazer um trabalho de gerenciamento de redes sociais.

Como diversos outros trabalhos, fazer a gestão de redes sociais é uma atividade séria, que exige muito estudo e pode ser responsável pelo sucesso ou pelo fracasso da sua empresa.

Essa é uma atividade que precisa de planejamento, análise de dados, expertise em produção de conteúdo direcionado, conhecimento de mídia paga, etc…

Gerenciar as suas redes sociais vai além de postar “uma foto bonitinha e um textinho”. E é exatamente isso que, hoje, vamos falar com você.

Quer entender mais sobre como é feito o gerenciamento de suas redes sociais? Continue lendo!

A gente sabe: tem muito sobrinho espalhado pelo mundo que “faz bem mais barato”.

O que é o gerenciamento de redes sociais?

A primeira coisa que você PRECISA saber é que essa é uma atividade que não fica “presa” apenas ao ato de publicar conteúdos regulares nas redes sociais.

Existem outras etapas que todo bom perfil precisa e que não ficam aparentes aos olhos do público.

De uma forma bem resumida, para gerenciar uma rede social, é preciso desenvolver algumas estratégias de marketing que focam em atrair o público certo, no momento certo, com o conteúdo certo. Isso buscando atingir exatamente o objetivo que a marca (dona da rede social que gerenciamos) esperava.

Por que fazer uma boa gestão de sua rede social?

Uma palavra pode resumir a resposta: competição.

Pense assim: nas redes sociais, existem diversos perfis (incluindo perfis comerciais) e TODOS buscam o crescimento.

Qual a forma de crescer? Fazendo um bom gerenciamento – com foco em se diferenciar dos seus concorrentes que estão ali também.

Você precisa entender onde, quando e como deve fazer suas publicações para alcançar esse destaque.

Existem outras etapas que todo bom perfil precisa e que não ficam aparentes aos olhos do público.

De uma forma bem resumida, para gerenciar uma rede social, é preciso desenvolver algumas estratégias de marketing que focam em atrair o público certo, no momento certo, com o conteúdo certo. Isso buscando atingir exatamente o objetivo que a marca (dona da rede social que gerenciamos) esperava.

E isso é a tão falada “estratégia”?

Sim!

Entender esses pontos fará com que você desenvolva a melhor estratégia para a sua marca na melhor (ou melhores) rede social para ela.

Entendendo com qual público você estará conversando, definindo objetivos (pensando na necessidade da sua empresa), levando visitantes para seu site, fortalecendo sua marca, fidelizando o seu seguidor, educando o mercado e, obviamente, vendendo.

Mas, como saber o que publicar?

Com foco e estratégia, meu jovem padawan…

Importante pensar que as redes sociais estão, sempre, em constante mudança.

Nada é estático por aqui.

Portanto, os formatos são muitos. Apesar disso, é preciso realizar testes para concluir quais são aqueles que trazem os melhores resultados.

Para saber o que postar, é importante pensar em cada uma das possibilidades.

Se focarmos no Instagram, por exemplo, temos (atualmente) os seguintes formatos sendo mais utilizados:

Imagens para Posts

image-section-32-min.jpg

Servem como duas opções: complemento para o texto e STAR do post. Têm um bom índice de engajamento, capturam a atenção do seguidor e ajudam na humanização da marca quando utilizadas para tal.

Vídeos

image-section-29-min.jpg

Servem como duas opções: complemento para o texto e STAR do post. Têm um bom índice de engajamento, capturam a atenção do seguidor e ajudam na humanização da marca quando utilizadas para tal.

Post Carrossel

Essas são imagens que alternam com diferentes objetivos.

Na nossa humilde opinião, os carrosséis, quando bem utilizados, são O MELHOR FORMATO PARA CRESCIMENTO. Exatamente pela entrega e pela possibilidade de mostrar, a partir deles, qualquer coisa que tenha uma lógica sequencial (dicas, tutoriais, passos etc).

A partir desses 3 formatos, muita coisa pode ser feita (enquetes, perguntas, memes, storytelling etc).

Tá! Mas, como se organizar com isso tudo?

Nossa primeira dica é: monte um calendário editorial!

Esse é o material básico da estratégia de planejamento nas redes sociais.

Explicando de forma simples, esse será o “documento” que vai ter todas as publicações que serão realizadas, assim como as datas, horários e outros detalhes que possam ser relevantes.

Essa é a melhor forma de se organizar e saber o que já foi postado, o que ainda será postado e qual foco de cada post.

Ok! E é só isso que faz um gestor de redes sociais?

Como a gente comentou no início desse artigo – não.

Nosso papel é analisar todo esse rolê, juntar com as métricas e traçar a melhor estratégia de marketing para as suas redes sociais.

Nosso foco é gerar resultados que aumentem a comunidade digital ao redor da marca.

Essas são algumas das nossas atividades rotineiras por aqui:

E aí? Deu para entender um pouco mais sobre o que é feito, quando gerenciamos suas redes sociais?

Quer entender um pouco mais? Assine nossa newsletter !