Joice Castro
Criadora de Conteúdo
Hello darling! Amo escrever conteúdo de marketing de mídia social. Espero que minhas dicas sejam agradáveis para você.
Por Que a Construção de Marca nas Redes Sociais é Mais Importante do que Nunca no Mercado Digital?
Olá, caros empreendedores e entusiastas do marketing de conteúdo! No mundo hiperconectado em que vivemos, onde consumidores
Como Fazer o Planejamento de Redes Sociais para 2025: Dicas Práticas para Pequenos Negócios
Olá, caros empreendedores e entusiastas do marketing de conteúdo! O planejamento de redes sociais da sua marca
A importância de humanizar sua marca nas Redes Sociais para criar conexão com o cliente
Olá, caros empreendedores e entusiastas do marketing de conteúdo! Se tem algo que está faltando para a
Gestão de Redes Sociais
Estar nas redes sociais tem se tornado, gradativamente, essencial para que sua empresa possa ser vista e encontrada pelos seus atuais (e futuros) clientes.
Para tanto, saber um pouco mais sobre como fazer a gestão de suas redes sociais é um ponto básico para muitos empresários.
Esse é o seu caso? Então, hoje, nossa conversar é com você!
O que se faz na Gestão de Redes Sociais?
Gerenciar suas redes sociais é, antes de mais nada, uma estratégia.
Você deverá, em um primeiro momento, fazer a análise das necessidades de sua marca – o que te levará a entender melhor seus futuros passos para criar um bom planejamento estratégico de atuação nos diversos canais de mídia social.
Nesse ponto, você deverá analisar:
- Quais são os objetivos da sua empresa nas redes sociais?
- Qual comunidade você pretende alcançar (seu público-alvo)?
- Quais redes sociais são mais adequadas para atingir os seus objetivos?
- Quais conteúdos serão necessários para atingir esse objetivo nas redes sociais?
- Quais serão as ferramentas utilizadas (facebook business, canva etc)?
- Quais serão as ferramentas usadas para mensuração de resultados Dashgoo, facebook, etc)?
Mas, é só isso?
O que, realmente, inclui a gestão de mídias sociais?
Uma gestão para as suas redes sociais envolve muitas etapas – que incluem desde a definição da estratégia que comentamos, passando pela forma como sua marca se posicionará nas redes sociais e pelo planejamento de publicações e finalizando com o monitoramento e o levantamento dos resultados.
Esse é um processo cíclico. Ou seja, sempre estamos realinhando estratégias, recriando planejamentos e monitorando resultados.
Afinal de contas, marketing digital é, além de um processo administrativo de sua empresa, uma grande análise contínua.
Partindo desse pressuposto, fica a dúvida:
Qual é a estratégia de um gerenciamento
de redes sociais?
E a melhor resposta para essa pergunta é: DEPENDE.
Não existe UMA estratégia para TODAS as marcas.
Empresas diferentes possuem crenças distintas, posicionamentos distintos, comunidades distintas etc…
O que torna cada estratégia e análise ÚNICOS.
Mas, uma boa base de estratégia que vale para todo mundo é o MARKETING DE CONTEÚDO.
(E essa é nossa especialidade por aqui.)
O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing focada exclusivamente na criação e distribuição de conteúdo – ou seja, a base das redes sociais.
Aqui, você não promove explicitamente a marca. Em contrapartida, você tem como intuito principal ajudar seu público a resolver algum problema – o que tornará sua marca autoridade no assunto.
E, como fazer marketing de conteúdo
nas redes sociais?
Antes de tudo, é fundamental que você se pergunte: esse é um conteúdo realmente relevante para o meu público? Ou seja, ele vai mesmo solucionar uma dúvida ou atender uma necessidade a sua comunidade?
Se sim, você já está no caminho certo.
Se esse é um conteúdo relevante, você deverá pensar com carinho nas formas de passar esse conteúdo em cada uma das redes sociais. Pense assim: o mesmo usuário pode estar em diferentes plataformas. Por isso, postagens idênticas espalhadas pela internet nem sempre serão boas ações para a sua marca.
Pense em uma forma de que as postagens sejam complementares – que conversem entre elas.
Pensando nisso, a grande dica que temos para te passar, aqui, é: SAIBA CONTAR UMA HISTÓRIA.
Independente da rede social, as pessoas querem se conectar e, para isso, elas precisam de pontes para fazer essas conexões. Por isso, seja capaz de contar uma história capaz de ensinar, anunciar e, claro, prender seu seguidor no seu conteúdo – convencendo o mesmo a voltar em breve para ter mais.
Isso é uma boa estratégia para todas as suas redes sociais, ok?!
Pensando, então, nessa questão de “estratégia”…
Como você pode montar uma estratégia de marketing para as suas redes sociais?
Aqui está o pulo do gato: sem uma boa estratégia, você simplesmente terá um perfil nas redes sociais sem um propósito claro.
É aqui que muitos erram e acabam desanimando de continuar nas redes sociais.
Como mencionamos, você deve, primeiro, definir o objetivo de estar presente nas mídias. E existem diversos objetivos distintos, ok?! Por exemplo:
- Divulgação da marca;
- Ser um canal de comunicação com os clientes;
- Criar uma comunidade fã da sua empresa;
- Educação através da divulgação de conteúdo;
- Vendas!
Defina UM objetivo como o carro chefe da sua estratégia – isso vai te ajudar a ter foco.
A partir daí, planeje uma quantidade de postagens semanais que vão de encontro com esse objetivo e que AJUDEM o seu seguidor para que ele te reconheça como uma autoridade no seu nicho.
Um ponto importante para analisar aqui: pense com muito carinho nessa quantidade de postagens para não quebrar um ciclo. Já que a palavra de ordem das mídias sociais é CONSTÂNCIA.
Mas, como ser constante nas redes sociais?
Basta testar algumas das dicas abaixo:
- TENHA UM PLANEJAMENTO SEMANAL – definindo dias, horários e quantidade de posts. Além disso, prepare todos os posts com antecedência;
- ANOTE IDEIAS – separe um bloco de notas, um caderno etc. Sempre que uma ideia surgir, ANOTE. Isso evitará que ela “fuja”;
- ESCUTE SUA COMUNIDADE – o que te perguntam (não só nas redes sociais)? Essas dúvidas podem virar conteúdo;
- EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDO;
- AGENDE SEUS CONTEÚDOS – isso evitará que você perca tempo parando tudo para postar manualmente.