Joice Castro - 20falardesocialmedia
Joice Castro

Criadora de Conteúdo

Hello darling! Amo escrever conteúdo de marketing de mídia social. Espero que minhas dicas sejam agradáveis para você.

Como usar o marketing digital no Instagram a favor de sua marca?

O Instagram é uma das mídias sociais que tem o crescimento mais fenomenal da atualidade.

Com esse crescimento, a quantidade de marcas que investem seu tempo, seu ryco dinheirinho e seus esforços em posts e anúncios também cresceu assustadoramente.

Sabe o motivo?

Porque essas marcas sabem que apostar em marketing digital no Instagram é essencial para que elas possam realmente crescer.

Que tal fazer igual essas marcas e começar a estar estrategicamente a mostra no Instagram?

Quer saber como?

Continue lendo!

Mas, afinal, o que é marketing digital no Instagram?

como criar uma boa estratégia para sua marca crescer no instagram

Vamos lá, jovem Padawan!

Para começar nossa conversa, é importante que você saiba que o marketing digital, em si, nada mais é que um conjunto de ações de comunicação que a sua empresa utiliza para divulgar e vender seus produtos (ou serviços) no meio digital.

Se focarmos essas ações estrategicamente no instagram… … …
PADAM! Marketing digital por lá.

A grande diferença do instagram é que ele permite uma criação de conteúdos mais espontâneo – o que faz com que sua marca consiga se aproximar mais do público.

O Instagram faz isso a partir de ferramentas como os stories, feed, reels e lives – e são exatamente essas ferramentas que abrem portas para tantas possibilidades de conquistar novos clientes a partir de uma audiência fiel.

E COMO ATRAIR ESSE PÚBLICO?

Elementar, meu caro Padawan.

Criando conteúdo de qualidade e relevante – como esse artigo (que possui uma chamada lá no instagram te direcionando para cá).

O que você precisa postar é equivalente aos interesses do público que você quer atingir.

Inclusive, você já ouviu falar da regra 80/20?

Essa é uma regra bem simples do marketing que indica que 80% das suas postagens devem ser conteúdos gratuitos para o seu público (como dicas, tutoriais, explicações, memes etc) e apenas 20% deve ser realmente sobre a sua marca e o que ela oferece.

Estranho? Não mesmo!

Isso acontece porque você deve se posicionar como autoridade para o seu público, para que ele se sinta confiante e SE LEMBRE DE VOCÊ no ato da compra.

(Ahhh… Caso tenha alguma dúvida aqui, no artigo Gestão de Redes Sociais nós damos algumas dicas sobre como trabalhar seu conteúdo, ok?!)

 

E como criar uma boa estratégia para sua marca crescer no Instagram?

Apesar do que muitos gurus do marketing dizem por aí, criar uma estratégia não tem muito segredo, ok?!

Mas, seguir algumas dicas básicas será muito importante para a sua marca:

Pense no motivo que o levou a criar seu perfil no Instagram e foque nisso – esse objetivo vai te ajudar (E MUITO) a elaborar sua estratégia.

Quer um exemplo? Nosso objetivo inicial era prospectar clientes – o que tem sido feito com maestria.

Você quer vender um curso? Quer se estabelecer como influencer? … … …

Essa é uma dica de ouro para saber, inclusive, se você realmente deve colocar seus esforços no Instagram.

Seu público utiliza mesmo o Instagram?

Essa é uma parte da plataforma dedicada exclusivamente para que a gente possa analisar nossas métricas – e você precisará dela para a sua estratégia.

  • Alcance;
  • Impressões;
  • Compartilhamentos;
  • Vezes que a publicação foi salva.

Essas são algumas das métricas que você terá acesso e que vão te direcionar quanto ao tipo de conteúdo que você deve investir com mais afinco.

Não apenas exclusivo por ser “criado pela sua marca”, mas, também, “criado com foco no instagram”.

Pensando nisso, é importante ter em mente alguns itens:

  • Utilize imagens e vídeos de ótima qualidade;
  • Crie publicações inovadoras;
  • Use os recursos do Instagram (caixa de perguntas, enquetes, stickers etc);

Sim, nós trabalhamos com posts orgânicos.

Sim, nós acreditamos no marketing orgânico.

Sim, nós reconhecemos que as campanhas patrocinadas ajudam (muito) no crescimento da marca.

Elas podem aparecer para pessoas que ainda não te seguem e aumentar o alcance de suas publicações – dentre outras vantagens.

Então, se é interessante para o crescimento da sua marca, por que não utilizar?

Curtiu as dicas?

Então, por hoje é só, pessoal!

Esperamos ter ajudado.

Até a próxima!

E aí? Podemos começar
seu marketing digital para Instagram?

Quer sabem mais entre em contato conosco!